Idioma

English Italian German Spain

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Carteira de Habilitação Internacional


Ciao amici,
O grande dia esta chegando e não paro de pensar nisso, faltam aproximadamente dois meses para que eu coloque meus pés em solo italiano.
Pensando nisso me veio a cabeça que eu devo tirar minha carteira de habilitação internacional, afinal durante o Permesso di Soggiorno ainda serei um brasileiro e para que possa dirigir na Itália precisarei dela.
Minha irmã me disse que é muito importante que se tire a habilitação internacional no Brasil antes de viajar pra lá, pois se tiver ela fica mais fácil de conseguir trabalho, além é claro de poder se locomover para onde quiser.
Bom, a primeira coisa que deve fazer é ir até o site do DETRAN de seu estado, que no caso do meu é o do estado de São Paulo. Procure nele a guia onde menciona CNH e depois clique onde aparece PID (Permissão Internacional para Dirigir).
Lembrem-se, cada estado tem sua forma de fornecer a carteira de habilitação internacional, no meu caso vou usar a de São Paulo como exemplo.
Antes de tudo, verifique junto ao Orgão de Trânsito (Detran-SP ou Ciretran) se não há nenhum tipo de penalidade que possa suspender o direito de dirigir. Confirme, também, seu endereço encontra-se atualizado junto à base de dados do Orgão de Trânsito.

Procedimento:
  • Dirigir-se ao Setor de Habilitação para Estrangeiro do DETRAN.
  • Requerimento em 02 vias formalizado pelo condutor interessado.
  • Cópia da Carteira Nacional de Habilitação, dentro do prazo de validade.
  • Dirigir-se a rede bancária autorizada, para recolher a taxa referente à expedição da Permissão Internacional para Dirigir - PID, utilizando o código da receita 425-0, no valor de R$ 180,62 ou de R$191,62 no caso de solicitação da entrega do documento por meio dos correios. 

Atenção, a Permissão Internacional para Dirigir, não será expedida ao condutor que:
  • Habilitado exclusivamente para conduzir ciclomotores - ACC
  • Durante o cumprimento da penalidade de suspensão do direito ou cassação da permissão para dirigir.
  • Quando pendentes restrições administrativas ou judiciais impeditivas à expedição da Carteira Nacional de Habilitação.

 Obs.: A Permissão Internacional para Dirigir, não substituirá a Carteira Nacional de Habilitação, não sendo documento válido para circular no território nacional.


Desejo a todos um Feliz Ano Novo de muitas realizações!!!
Abraços!!!  

5 comentários:

  1. Ola Eder, tudo bem?

    Vim aqui retribuir a sua visita no La Nostra Italia e conhecer um pouquinho do seu blog.

    Realmente, a "patente" aqui na Italia é um dos requisitos pedidos em uma oferta de trabalho. Além de facilitar a vida de quem mora no interior.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, Juliana!

    Já estou agilizando a minha por aqui, ASAP!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Realmente é muito importante a PID, dirigi muito por lá com ela. Aqui em Goiânia a gente pode fazer no Vapt-Vupt, que é o similar do Poupa Tempo paulista.

    Obrigado pela visita, feliz ano novo e boa sorte na viagem.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eduardo

    Obrigado pelo comentário e a visita.

    um feliz ano novo para você também!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Aluguei um carro na Itália, com a CNH brasileira e nao tive qualquer problema, tendo, inclusive sido parado pela polícia. O ruim de andar na Itália de carro é que existem várias pegadinhas, por exemplo, em Roma existe um determinado espaço que somente residentes podem entrar. Como isso nao existe no Brasil, o motorista vê alguém entrando e vai atrás. E o sujeito é multado, sem saber, várias vezes, porque a multa é automática, tipo radar. O residente tem um chip que identifica e a multa nao é feita. Então vc é multado, várias e várias vezes, sem saber e "desobre" isso depois. Entendo que ou a sinalização deve obedecer a ordem internacional ou que nao seja permitido ao turista dirigir lá. Permitir a direção para multá-lo, é algo imoral. Não espanto que as autoridades até agora tomaram qualquer providência porque eles são OMISSOS, e a unica preocupação é com o din-din no final do mes. O brasileiro está lascado. Tenho dito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Assim que possível lhe responderei... Obrigado!