Idioma

English Italian German Spain

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Legalização consular, uma grande história.


Ciao galerinha...

Como já tinha divulgado antes, na quarta-feira dia 26, estava agendado no consulado de São Paulo a legalização de minha certidão de nascimento e da tradução, pois para eu conseguir minha cidadania direto na Itália só precisava disso.

Pois bem, como não queria que nada desse errado no trajeto de Campinas a São Paulo, resolvi ir de ônibus e depois pegar um metro até o consulado, pois como SP é imprevisível com todo seu transito e agora tem as chuvas que cada vez são mais fortes, não quis arriscar de nenhuma forma.

Peguei o ônibus as 06h20 da manhã na rodoviária de Campinas, logo no começo da viagem comecei a ficar muito nervoso, pois já tinha demorado meia hora só para pegar a rodovia até SP. Fui chegar na marginal Tietê as 08h00 da manhã, estava até vendo que eu iria chegar atrasado, pois com todo aquele transito eu ainda tinha que chegar até o terminal Tietê para pegar o metro.

Desci no terminal e fui correndo para comprar o bilhete do metro, nem quis esperar todo aquele povo cheio de sacolas na escada rolante, tratei de subir rapidinho a escada do centro mesmo uns 3 degraus de cada vez. Chegando na bilheteria, olhei para aquela fila enorme e pensei "Tô ferrado, vou chegar super atrasado!", foi ai que veio uma luz, olhe para o lado da fila e vi uma placa dizendo que poderia formar outra fila ali no caso de acumulo de pessoas em uma só fila, sem pensar muito fui logo pedindo licença e passei direto. Ufa!

Com o bilhete de metro na mão sentido Jabaquara vi outra multidão, aquela querendo pegar o metro para ir trabalhar. Pensei, o metro é grande e vai caber todo mundo, né? De-repente uma voz no auto falante da estação ecoa dizendo, "o próximo metro não estará disponível para essa plataforma, por favor aguarde o próximo". Nessa hora todo mundo começou a reclamar, eu então nem se fala, pois já eram 08h50 e eu tinha previsto chegar no consulado as 08h00. Ah! Lembrando que o horário agendado era das 08h30 as 11h00.

Então lá estava eu aguardando o próximo metro quando aquela voz novamente veio no auto falante e disse novamente para pegar o próximo, nessa hora me bateu uma raiva e até quis sair dali e pegar um taxi, pois queria muito chegar cedo no consulado para não ter qualquer tipo de problema. Para meu desespero essa voz veio pela terceira vez me deixando louco.

Já o quarto metro que passou pela estação parou, mas quem é que disse que eu conseguiria entrar nele, estava limitadíssimo sem condições para entrar um só pessoa. Um cara que estava do meu lado até tentou, mas os seguranças tiraram ele, pois estava machucando as pessoas lá dentro, principalmente as mulhures que sofrem bastante com isso.

No quinto metro que também estava lotado falei, é agora ou nunca e lá foi eu me apertando entre as pessoas e conseguindo um lugar onde só cabia eu mesmo, nem se quer um mochila ou sacola. No meio do caminho não acreditam, o metro parou, e lá veio novamente uma voz dizendo que estavam parando para troca de linha de outro metro.

Eu já estava tão desanimado que pensei, hoje é o dia mesmo e não duvido se der algo errado no consulado. Opa! Pensamento positivo Eder, afinal é algo que quero muito e não posso ficar desanimado com essas coisas. Chegando até a estação Consolação subi rapidamente as escadas e fui direto ao consulado que fica logo a frente.

Chegando no consulado Italiano fui logo dizendo que tinha horário e data agendada para a legalização de meus documentos, o guarda pediu meu RG e o papel impresso do e-mail que o consulado enviou com o agendamento. Entreguei a ele e fiquei esperando ele conferir na lista, ai ele vira e me diz, "Senhor Eder, seu nome não consta na lista!". Como assim? Eu disse. "Esta agendado para Romildo Zicolau e Não Eder Zicolau".

Nossa, aquela hora realmente me desanimei, mas não desisti e disse a ele que a legalização foi agendada para mim e não para meu pai. Ele me disse então para entrar e verificar com o pessoal do consulado, pois só eles poderiam me dar uma resposta do que estava acontecendo.

Bom, pelo menos ele me deixou entrar...rss!! Lá dentro percebi um clima totalmente diferente do que eu já tinha presenciado antes no consulado, todos os funcionário estavam sorrindo uns com os outros e a pessoa que iria me atender não foi diferente. Ela foi muito simpática com todos que passavam pela mesa dela, eu ali estava torcendo para que ninguém a aborrecesse.      

Finalmente chegou a minha vez, disse a ela que tinha agendado a legalização de minha certidão e da tradução, entreguei os documentos e fiquei aguardando, de repente ela me olha e pergunta, "você que é o Romildo?". Eu disse que não, que não sabia o porque que estava agendado para meu pai ao invés de mim, que podia conferir o cabeçalho do email como o envio para Eder Zicolau. 

Ela olhou, olhou, e então disse que estava tudo bem, que iria alterar no computador, aquela hora parecia que tinha tirado uma montanha das minhas costas, um sentimento de paz e tranquilidade tomou conta de mim, pois a cidadania italiana é um sonho que tenho e que estava sendo realizado uma parte dela aqui no Brasil.

Agora com meus documentos todos legalizados em mãos, partirei no dia 02 de março rumo Itália, para então obter a minha tão sonha cittadinanza italiana. Agradeço muito a Deus por ter me guiado e ter iluminado meu caminho.

Um grande abraço a tutti...

7 comentários:

  1. Oi Eder, como vai?

    Aqui quem tecla é o Diogo Favato, nos conhecemos neste dia da legalização dos documentos. Eu também passei alguns "apertos" no consulado, mas felizmente todos estavam de bom humor. Não consegui encontrar seu e-mail, mas se ainda estiver interessado em me dar uma mão lá na Itália, deixarei aqui o meu contato (radioativ@gmail.com). Se quiser dar uma olhada, e checar se eu teria problemas em Torino para o reconhecimento, você pode baixar meus documentos no link: https://www.yousendit.com/download/bFlFWGJEQ0N0d0h2Wmc9PQ

    Grande abraço.

    Diogo Favato

    ResponderExcluir
  2. Éder,
    Que bom que a odisseia terminou. :)

    Uma dica: diplomas e demais documentos que poderão ser úteis na Itália devem ter, no máximo, dois meses. Segundas vias recentes, traduzidas e reconhecidas pelo consulado devem ser providenciadas enquanto você está no Brasil.

    Boa sorte e boa viagem! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diogo

    Fico feliz que conseguiu encontrar meu blog. Realmente o humor deles naquele dia fez a diferença...rss!
    Segue meu email para que possamos conversar sobre sua cidadania.

    eder.zicolau@gmail.com

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Allan

    Nem me fale, mas graças a Deus deu tudo certo aqui no Brasil.

    Essa é uma ótima informação, obrigado!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Quanto tempo você demorou para ser chamado? Moro em Sorocaba-SP e fui informado que a fila leva dez anos!!! Isso é verdade? Você saberia me dizer de alguma opção?

    ResponderExcluir
  6. silvia_chinellato@hotmail.com23 de agosto de 2011 às 03:06

    Ola,
    Estou no Brasil tentando legalizar meus documentos fui no consulado e me deram o prazo de 7 anos. Fiz o agendamento e ainda nao recebi nada. Voce poderia me dizer quanto tempo demora pra receber o tal e-mail com a data para comparecer?Vou dar entrada na minha cidadania em Belluno na regiao do Veneto. Fico no aguardo Abracos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Silvia

    Quando fiz o agendamento online para fazer a legalização, o email com a data chegou em uns 02 meses. Já o tempo de espera foi por volta de 03 anos. Infelizmente não há muito o que fazer enquanto a legalização em SP.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Assim que possível lhe responderei... Obrigado!