Idioma

English Italian German Spain

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cidadania por casamento (Cônjuge)


Ciao a tutti


Dando seqüência ao post anterior ande falei de da obtenção da cidadania por Jure Sanguinis, hoje vou falar sobre a obtenção da cidadania por cônjuge.

Para aquelas pessoas que estão casadas com um italiano, ela pode solicitar sua cidadania italiana da seguinte forma:

A pessoa que esta casada ou que pretende casar com um italiano, ela deve após o matrimonio morar na Itália por um tempo médio de 4 anos. Ai vocês me perguntam: “Eder, porque devo esperar tanto tempo?”. Porque por lei você deve residir aproximadamente 2 anos na Itália e mais 2 de espera até que lhe seja dada a cidadania.

Os primeiros passos a serem dados é ir direto a Prefettura com os documentos abaixo em mãos:

 

O pedido deve ser feito pelo modelo que pode ser baixado aqui, você deverá apresentar 3 cópias preenchidas e com a marca de bollo no valor de € 14,62 deve ser acompanhada, além da documentação do ritual, a partir do recebimento do pagamento de uma contribuição de € 200,00.

O pedido deve incluir os seguintes documentos:

  • Estratto dell’atto di nascita (Certidão de nascimento) traduzida e legalizada em conformidade pelo consulado brasileiro.
  • Certificato penale (Antecedentes criminais) devidamente traduzido e autenticado pelo consulado brasileiro com no máximo 6 meses. Você pode entrar neste link aqui e fazer o requerimento.
  • Certificado de residência comprovando que esta no país a mais de 2 anos.
  • Cópia do permesso di soggiorno.
  • Atto integrale di matrimonio expedido pelo onde você fez sua pratica.
  • Stato di famiglia (Situação familiar) este deve ser solicitado no comune.
  • Cópia de todas as paginas de seu passaporte.
  • Certificato di cittadinanza italiana del coniuge (certificado de cidadania italiana do cônjuge).

Lembre-se que todas as informações postadas aqui só valem se a pessoa não tiver qualquer tipo de problema político ou internacional, como delitos e outros crimes, se é que me entende né?

Para aqueles que conseguirem o direito a cidadania por cônjuge (casamento), todos os direitos e deveres serão iguais ao de uma pessoa com reconhecimento por Jure Sanguinis.

Acho que é isso pessoal. Dúvidas comentem abaixo que terei maior prazer em responder.

Un abbraccio a tutti

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cidadania por Jure Sanguinis.


Ciao,


Após ter contado um pouco sobre a saga da Famiglia Zicolau rumo a tão sonhada cidadania italiana, darei inicio a um dos objetivos deste blog.
Neste post vou ensinar com base nas informações que adquiri neste tempo, quais são os primeiros passos a serem dados para aqueles que querem se tornar um cittadino italiano.

Falaremos hoje sobre reconhecimento através do Jure Sanguinis, que nada mais é que, a cidadania transmitida a partir do ascendente italiano aos filhos como uma corrente, sem limite de gerações, mas com restrição naquilo que se refere à descendência por parte materna. Ou seja, a cidadania só será dada ao descendente por parte paterna, a menos que a mulher italiana teve seus filhos nascidos a partir de 01/01/1948, e seus descendentes.

A primeira coisa a ser feita é obter dados de nascimento ou outros documentos de registro civil do antenato italiano (no meu caso foi meu nonno Raffaele) relativos ao descendente. São o nome e sobrenome completo, data e local de nascimento. A certidão de nascimento deverá ser solicitada, pelo interessado, ao “Comune italiano” (= cidade lá na Itália) de origem do antepassado italiano, utilizando o modelo à disposição aqui.

Preencha corretamente o formulário e envie ao Comune. O endereço para envio você pode encontrar nestes dois sites, o Comuni  ou NonsoloCAP. Dentro de algum tempo você irá receber em sua casa a “copia dell’estratto dell’atto di nascita”. Essa é a certidão de nascimento de seu antenato, documento essencial para sua cidadania.

Já com a certidão de nascimento de seus antenato em mãos, baixe aqui a ficha de requerimento para o reconhecimento da cidadania italiana junto ao consulado no Brasil. Ai é só preencher corretamente todos os campos e anexar fotocópia do “Estratto dell’atto di nascita” ou da certidão de batismo indicando o grau de parentesco do requerente com o ascendente italiano e enviar ao consulado. (IMPORTANTE: A ficha de requerimento para reconhecimento da cidadania que postei o link acima, é somente para as pessoas residentes na jurisdição do Consulado Geral em São Paulo (Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia)).
Caso você não resida em alguns destes estados, procure no site do consulado italiano de sua jurisdição a ficha de requerimento.

Vale lembrar que as pessoas convocadas a apresentar a documentação por correio deverão enviar a documentação de toda a família em um mesmo envelope, ainda que se trate de fichas diferentes.

Logo postarei mais informações.
Uma ótima semana a todos vocês!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Minha história! Parte II



Ciao, Pessoas

Desejo uma ótima semana a todos. Hoje vou dar seqüência ao post anterior na qual conto um pouquinho da minha saga rumo  a cidadania italiana.

Foram longas viagens e telefonemas na procura de informações sobre nossos antepassados, porem com muita garra e perseverança minha irmã conseguiu tais informações para que desse inicio a busca dos documentos para o reconhecimento.

A certidão de óbito de nosso bisnonno foi até fácil, porém nela não tinha exatamente detalhes de qual província da Itália ele tinha nascido. Então o que fazer para conseguir saber em qual local da Itália ele havia nascido? Minha irmã enviou várias cartas a todos os comuni  da Itália.

Com o passar dos dias as cartas foram chegando com a seguinte palavra “non risulta”. A cada carta que chegava com esta palavra fazia com que o cuore ficasse apertado. Então certo dia chegou a tão sonhada resposta, dizendo qual comune e já o registro de nascimento de nosso bisnonno anexado.
A alegria foi muito grande, pois havíamos conseguido o principal documento para o processo de reconhecimento de nossa cidadania.

Minha irmã logo reuniu todos os documentos, fotocópias e formulários que era necessário enviar ao consulado de São Paulo. Porém após feito isso ficamos sabendo da mega blaster ultra fila de espera para processos de reconhecimento no Brasil.

Sabendo disso ela desanimou e desistiu, pois não havia nada que pudesse fazer para adiantar o processo. O destino acabou levando ela a morar nas Ilhas Canárias - Espana,  essa história é muito grande e não dá pra contar aqui sem a permissão dela, quem sabe um dia ela não dê uma entrevista para blog contando suas aventuranças mundo a fora, e olha que essa garota tem heim.

Bom, voltando ao que interessa (cidadania), ela ficou sabendo que poderia fazer o reconhecimento da cidadania dela direto na Itália, na qual ficava bem próximo dela. Foi ai que entrei na história, pois já tinha idade o suficiente para entender e correr atrás de todos os documentos, taxas, etc, por aqui.

Neste tempo, ela conheceu um italiano, que depois virou meu cunhado e que me deram um nipote lindíssimo. Meu cunhado auxiliou minha irmã a retirar sua cittadinanza na citta di Torino, local na qual ela reside atualmente.

Minha outra irmã que morava com ela nas Ilhas Canárias também foi pra Torino e retirou sua cidadania.

Agora cá estou também aguardando o tão sonhado dia em que me tornarei um cittadino italiano. Estou desde 2008 na fila de espera da autenticação no Vice Consulado de São Paulo, aguardando para levar meus documentos e partir rumo ao Bel Paese. Minha ida ao consulado esta agendada para janeiro de 2011 e minha viagem provavelmente será no dia 03 de março.

Espero que tenham gostado da saga da família Zicolau, mas não para por ai, pois como já falei no primeiro post, virá muita informação sobre como tirar cidadania italiana e noticias que por lá correm. 

Caso tenham dúvidas, mandem um email para mim ou comentem no blog.

In bocca al lupo a tutti…

Minha história!



Ciao, galera

Depois de muito tempo pensando em criar um blog e o que escrever nele, resolvi criar algo que pudesse não somente compartilhar minhas experiências, pensamentos, entre outros, mas também contribuir com algo útil as pessoas que a este blog visitarem.

Neste primeiro post vou contar um pouco sobre mim e meus objetivos. Como todos devem ter visto abaixo do nome do blog, esta escrito “Cidadania e assuntos sobre a Itália”, ou seja, vou postar assuntos relacionados a cidadania italiana e ao Bel Paese que adquiri depois de muitos anos tentando me tornar um cittadino italiano.

Tudo começou com aquela novela bem conhecida pelos pretendentes a cidadania italiana, que passou lá na telinha do plin plin. Terra Nostra, essa novela despertou em muitos a vontade de conhecer suas origens italiana, provocando uma avalanche de pedidos de reconhecimentos nos consulados de todo o pais. 

Comigo não foi diferente, quer dizer, com minha irmã mais velha, pois a mesma ao assistir a novela, iniciou a saga Zicolau rumo ao reconhecimento da cidadania italiana. Ela começou a garimpar informações sobre o passado de nosso bisnonno, interrogando a todos os mais velhos da familia.

Vejam o desenrolar dessa história no próximo post…